Diretoria, Conselhos e Comitês

Diretoria Estatutária

A Diretoria é composta de 3 (três) a 5 (cinco) membros, sendo 01 (um) Diretor Presidente, 01 (um) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, 01 (um) Diretor de Operações; e até 02 (dois) Diretores sem designação específica, de conformidade com o que for estabelecido pelo Conselho de Administração

Nome Cargo
Livio Hagime Kuze Diretor Presidente (CEO)

Livio Hagime Kuze é administrador graduado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2001. Possui cursos de especialização nas seguintes instituições: INSEAD – Estratégia e Liderança (2012), Universidade da Pensilvânia – Finanças (2012) e Universidade de Chicago – Finanças Corporativas (2014). Livio Kuze ocupa posição executiva no grupo InterCement desde 2019, atuando como Diretor de Planejamento Estratégico, RH, Desenvolvimento Organizacional, entre outros, assumindo a posição de Diretor Presidente da InterCement Brasil em 2021. Anteriormente, Livio atuou de 2010 a 2019 na MOVER Participações em posições de alta liderança, cumulando em alguns períodos funções de executivo ou conselheiro, na Vexia, CPFL Energia e Alpargatas S.A.. Entre 2001 e 2010 atuou na MasterCard Advisors, Santista S.A., Unibanco e A.T.Kearney. Atualmente Livio ocupa também funções de diretor nas empresas controladas da Companhia: Barra Grande Participações S.A., Machadinho Participações S.A., COMICAN – Companhia de Mineração Candiota, EcoProcessa – Tratamento de Resíduos LTDA. e NeoGera Investimentos em Inovação Ltda. Livio é integrante do Conselho de Administração da Loma Negra e membro suplente do Conselho de Administração da CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias.

Ricardo Rodrigues Congro Diretor de Operações

Ricardo Rodrigues Congro é engenheiro elétrico graduado pela Universidade Federal de Itajubá, em 2001. Ricardo possui cursos de especialização nas seguintes instituições: Fundação Getúlio Vargas – MBA em Gestão Empresarial (2004-2005), Fundação Dom Cabral – MBA Executivo (2010-2012) e Universidade de Northwestern – pós MBDA INTERNACIONAL (2014). Ricardo Congro ingressou na Companhia como trainee, em 2002, e passou por diferentes áreas, ocupando posições executivas desde 2014. Congro é responsável por toda diretoria industrial do grupo InterCement desde Julho 2019, atuando antes disso como Diretor Industrial da NPC, cimenteira sul-africana do grupo InterCement, de 2017 a 2019. Atualmente Ricardo ocupa posições no Instituto InterCement e também funções de diretor nas empresas controladas da Companhia: COMICAN – Companhia de Mineração Candiota, EcoProcessa – Tratamento de Resíduos LTDA NeoGera Investimentos em Inovação Ltda.

Armando Sérgio Antunes da Silva Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Armando Sérgio Antunes da Silva é economista graduado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especializações em finanças na FECAP em 1997 e em gestão para excelência do desempenho na FGV em 2000. Possui MBA pela Fundação Dom Cabral, concluído em 2010, com extensão em marketing, na Kellogg School of Management em 2010. Armando atua no grupo InterCement desde 1993, tendo ocupado posições executivas na área financeira desde 2008 em diversas empresas do grupo, entre InterCement Brasil, Loma Negra na Argentina, Cimpor em Portugal e na holding InterCement Participações. Atualmente é diretor também em algumas empresas do grupo localizadas na Europa, entre elas estão a InterCement Trading e Inversiones – ES, InterCement Portugal – PT e InterCement Financial Operations B.V – HL.  No Brasil é administrador também de empresas controladas da Companhia: Barra Grande Participações S.A., Machadinho Participações S.A., Estreito Participações S.A., COMICAN – Companhia de Mineração Candiota, EcoProcessa – Tratamento de Resíduos Ltda. e NeoGera Investimentos em Inovação Ltda.

José Martins Caires Diretor de Recursos Humanos

José Martins Caires é Administrador de Empresas graduado pela Universidade Nove de Julho de São Paulo, possui também especialização na Universidade de São Paulo FIA-USP – Administração de Empresas (2010). José Caires ingressou na Companhia em 2019 como responsável pela remuneração, se tornando Diretor de RH no mesmo ano. Possui 20 anos de experiência na área de RH, ocupando posições de liderança em RH desde 2013 nas empresas Johnson&Johnson, ReckittBenckiser e Serasa Experian. Caires também atuou na Duratex, LouisDreyfus Commodities, PernodRicard, Banco Votorantim e Mercedez-Benz, entre outros.

Conselho de Administração

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria, de acordo com as atribuições e poderes conferidos pela legislação e regulamentação aplicáveis e pelo Estatuto Social. Além dos mencionados no Estatuto Social, o Conselho de Administração poderá criar outros Comitês para auxiliá-lo e assessorá-lo na administração da Companhia.

Ele é composto de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 7 (sete) membros, e até número igual de suplentes, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, para mandatos unificados de 1 (um) ano, permitida a reeleição.

Nome Cargo Eleição Mandato
Flávio Mendes Aidar Presidente 17/05/2021 AGO 2022

Flávio Mendes Aidar é Presidente do Conselho de Administração da Companhia. Flávio é Administrador de Empresas graduado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em 1997. Desde março de 2019 é Diretor Presidente da InterCement Participações S.A. Foi membro do Conselho Consultivo da MOVER Participações S.A., entre junho de 2017 e março de 2019, empresa que atua no setor de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção e concessões públicas. Entre junho de 2017 e abril de 2010 e entre 2005 e 2000, ocupou vários cargos, no Brasil e em Nova Iorque, no banco Goldman Sachs, onde sua última função foi managing director do banco de investimentos e membro do management committee do Goldman Sachs Brasil. Entre 2005 e 2010, atuou no Citigroup Global Markets, como vice-presidente do banco de investimentos para a América Latina. Entre 1999 e 1998, atuou no Banco Santander de Negócios, como analista do banco de investimentos. Entre 1998 e 1997, foi trainee e gerente assistente da área de corporate banking e tesouraria no Lloyds Bank TSB. Flávio também é presidente do Conselho de Administração da LomaNegra (Argentina), presidente do Conselho de Administração do SNIC e ABCP – Sindicato Nacional da Industria de Cimentos e Associação Brasileira de Cimento Portland, respectivamente – e membro efetivo do Conselho de Administração do Grupo CCR.

Paulo Sergio de Oliveira Diniz Membro 17/05/2021 AGO 2022

Paulo Diniz é integrante do Conselho da Administração da Companhia. Paulo é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possuindo também MBA pelo IMD, Suíça, além de especialização em Recursos Humanos pelo Insead, França. Paulo Diniz possui mais de 30 anos de experiência como executivo de finanças, ocupando desde 2015 a posição de vice-presidente de finanças e relações com investidores da InterCement Participações S.A., holding controladora do grupo InterCement, além de atuar como diretor da InterCement Portugal S.A. e InterCement Imobiliária. De 2011 a 2015 Paulo atuou em diferentes posições de executivo de alta liderança na Amyris Inc, antes disso exerceu o cargo de diretor financeiro na Bunge Brasil, entre 2009 e 2010, e na Cosan, de 2003 a 2009. É também membro do Conselho de Administração da Loma Negra na Argentina e do Instituto InterCement.

Sergio Damian Faifman Membro 24/05/2021 AGO 2022

Sergio Damián Faifman é integrante do Conselho da Administração da Companhia. Sergio é cidadão argentino, e graduado pela Universidade de Buenos Aires em Contabilidade Pública, possuindo também MBA pela Universidade Del CEMA. Em 2019, Sergio Faifman foi nomeado Vice-Presidente da Associação Nacional de Produtores de Cimento Portland e do Instituto Argentino de Cimento Portland. Atua na Loma Negra como Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo desde 2016. Iniciou carreira na Loma Negra em 1994, ocupando diversos cargos, como Diretor de Logística e Fornecimento, entre 2015 até 2016, e Diretor Financeiro, entre 2012 e 2015. Sergio também atuou em posições executivas, como Superintendente de Controladoria Corporativa na InterCement, entre 2010 a 2012, e como Controlador e Gestor Fiscal na Loma Negra, entre 2006 até 2010. Atualmente ocupa também posição de presidente dos Conselhos de Administração da Ferrosur Roca S.A., Cofesur S.A.U. e Recycomb S.A.U.

Luiz Augusto Klecz Membro 17/05/2021 AGO 2022

Luiz Augusto Klecz é integrante do Conselho da Administração da Companhia. Luiz Klecz é advogado, graduado pela Universidade de São Paulo, e possui MBA na Universidade de CEMA, em Buenos Aires, tendo concluído o curso no Insper. Atualmente, Luiz ocupa posição de Diretor Jurídico na InterCement Participações S.A., holding controladora do grupo InterCement. Adicionalmente atua como administrador em algumas empresas do grupo localizadas na Europa, entre elas estão InterCement Trading e Inversiones S.A., InterCement Trading e Inversiones Egipto S.A., InterCement Trading e Inversiones Argentina S.A., na qualidade de administrador. É também membro do Conselho Deliberativo no Instituto InterCement.

Marise Ribeiro Barroso Membro 24/05/2021 AGO 2022

Marise Barroso é integrante do Conselho de Administração como membro independente. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, possui Mestrado em Administração na Universidade Metropolitana (Venezuela), especialização em Varejo na Babson College (EUA) e curso de extensão em Marketing na Wharton School (EUA). Em 2011 e 2014, foi eleita pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Egon Zehnder International, como uma das 10 Melhores Gestoras de Empresas do Brasil e, em 2016, foi eleita pela Revista Forbes Brasil como uma das 46 mulheres brasileiras que traduzem o real significado do empoderamento feminino. A Sra. Barroso possui 38 anos de trajetória executiva em Marketing, Vendas, Desenvolvimento de Novos Negócios, Sustentabilidade e Gerência Geral, desenvolvendo sua carreira em empresas internacionais de vários segmentos: varejo, tecnologia, bens de consumo, construção civil, mídia e serviços. Sua última posição executiva foi a de Vice-Presidente na AVON Brasil e suas posições anteriores foram Presidente da Masisa Brasil, Presidente do Grupo Mexichem (Amanco) no Cone Sul – Brasil, Argentina e Chile, Diretora Corporativa de Marketing do Grupo Amanco na América Latina, Diretora de Marketing e Vendas da AOL Brasil, Diretora de Marketing do Grupo Casino na Venezuela e Diretora de Marketing do Grupo Cisneros na Venezuela Atualmente, Marise preside o Conselho de Administração da Amata Brasil S.A., é Conselheira na Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A., na Docile Alimentos Ltda, na Prática Klimaquip Industria e Comércio S.A. e também é proprietária da MRB Consultoria.

Ana Lucia Moreira Caltabiano Membro 24/05/2021 AGO 2022

Ana Lúcia Caltabiano é integrante do Conselho de Administração como membro independente. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e também formada pelo Programa Executivo da Kellogg School of Management. Recentemente, a Sra. Caltabiano obteve certificado em Coaching Executivo, pela INSEAD. Durante 10 anos, a Sra. Caltabiano ocupou diversos cargos na Procter & Gamble, focando no setor de liderança regional em Recursos Humanos. Em 1999, Ana Lúcia iniciou carreira na Hewlett Packard (“HP”), atuando em posições como Diretora de RH para América Latina e Caribe, posteriormente liderando o setor de RH América Latina no Projeto de Integração da fusão Compaq/HP. Em 2009, a Sra. Caltabiano ingressou na GE, atuando como Diretora de RH LATAM. Posteriormente, foi convidada para juntar a equipe de Desenvolvimento Executivo Corporativo da GE, baseada em Schenectady e Fairfield, nos Estados Unidos da América. No final de 2013, a Sra. Caltabiano foi promovida ao cargo de Executiva Sênior na América Latina, liderando o Conselho de RH LATAM, responsável pelo apoio de mais de 15.000 funcionários, em 23 países. Desde 2019, a Sra. Caltabiano expandiu suas funções, assumindo cargos como membro da equipe da GE Talent Officer, liderando a Estratégia de Talentos de Recursos Humanos. Ana Lúcia também atua como voluntária do programa Liga Labora e atualmente faz parte do Conselho de Administração do Instituto Ayrton Senna e da Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A.

Comitê de Auditoria

A Companhia terá um comitê permanente de auditoria (“Comitê de Auditoria”) que será órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, com autonomia operacional e orçamento próprio aprovado pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo Eleição Mandato
Marise Ribeiro Barroso Coordenadora 22/06/2021 AGO 2022

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Ana Maria Elorrieta Membro 22/06/2021 AGO 2022

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Ana Lucia Moreira Caltabiano Membro 22/06/2021 AGO 2022

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Comitê de Finanças e Estratégia

A Companhia tem um Comitê de Finanças e Estratégia composto por, no mínimo, três membros, indicados pelo Conselho de Administração, sendo (a) ao menos, dois membros do Conselho de Administração; e (b) todos deverão ter capacidade técnica compatível com as atividades desempenhadas pelo Comitê.

Nome Cargo Eleição Mandato
Paulo Sergio de Oliveira Diniz Coordenador 22/06/2021 AGO 2022

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Sergio Damian Faifman Membro 22/06/2021 AGO 2022

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Marise Ribeiro Barroso Membro 22/06/2021 AGO 2022

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Comitê de Governança, Pessoas e Sustentabilidade

A Companhia tem um Comitê de Governança, Pessoas e Sustentabilidade composto por, no mínimo, três membros, indicados pelo Conselho de Administração, sendo (a) ao menos, dois membros do Conselho de Administração; e (b) todos deverão ter capacidade técnica compatível com as atividades desempenhadas pelo Comitê.

Suas atribuições incluem: (i) definir as políticas de remuneração, desenvolvimento de pessoas e treinamentos, compensação de executivos e colaboradores; (ii) apoiar processos de avaliação, seleção e desenvolvimento das principais lideranças e planos de sucessão; (iii) avaliar programas de participações nos resultados; (iv) acompanhar gestão do clima organizacional; (v) avaliar políticas e condutas relativas à ESG: Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Atuação Social, Comunicação, Reputação e Relações Institucionais; (vi) acompanhar o cumprimento do Estatuto Social, regimentos, códigos e políticas da Companhia; (vii) zelar pelo funcionamento do Conselho e Comitês; (viii) recomendar ao Conselho estrutura dos Comitês; (ix) auxiliar na coordenação da agenda anual de reuniões do Conselho e dos Comitês; (x) auxiliar na seleção e indicar ao Conselho, candidatos a integrar os Comitês, bem como pessoas para posições de membros do Conselho para repor eventuais vacâncias.

Nome Cargo Eleição Mandato
Flávio Mendes Aidar Coordenador 22/06/2021 AGO 2022

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Luiz Augusto Klecz Membro 22/06/2021 AGO 2022

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Ana Lucia Moreira Caltabiano Membro 22/06/2021 AGO 2022

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